domingo, 29 de maio de 2011

Conto indiano


Árvore Florida

Recontando um conto indiano
Diz que havia duas irmãs muito pobres, um dia a mais velha teve uma idéia (leu em algum livro de feitiçaria ou algo do gênero). Explicou para a irmã mais nova o passo-a-passo, informou que era necessário tomar muito cuidado e seguir tudo direitinho sem alterar a ordem dos procedimentos; não precisava ter medo. Explicado tudo, foram até o quintal, onde a mais velha jogou um balde de água sobre a mais nova. De repente a pequena se transformou numa bela árvore que aos poucos fazia brotar lindas flores, mais bonitas do que aquelas que só desabrocham na primavera, algo nunca antes visto.
“Tá caindo fulô eô
Tá caindo fulo…
Lá no céu, cá na terra…
Tá caindao fulô”
Com muito cuidado, sem quebrar um ramo sequer, colheu as flores e colocou em um balaio. Acabado todo esse processo, jogou água novamente sobre a mais nova, esta voltou a ser menina.
Seguiram para a rua do Mercado, colocando logo em exposição suas flores. As pessoas que passavam não acreditavam e ficavam abismadas com aquelas flores tão bonitas. E assim, dias após dia, iam guardando o dinheiro…
Um dia, um rapaz encantado com a beleza daquelas flores, resolveu comprar todo o balaio, estava fora de si, o cheiro, as cores das flores o consumiam por dentro… Ao perguntar para as meninas quem era o fornecedor daqueles produtos não obteve resposta, seguiu as vendedoras para descobrir aonde moravam. No dia seguinte pela manhã, ficou na vigília para ver o processo de colhimento. Acabou presenciando a transformação da pequena em árvore. Ficou, então, totalmente apaixonado.
Pela tarde voltou a rua do Mercado e comprou novamente o balaio todo, aquelas flores seriam dele, somente dele. Pediu a mão da mais nova em casamento. Para sua felicidade não houve nenhuma resistência quanto ao seu pedido.
Na noite de núpcias, falou para sua esposa que sabia de toda a magia, não falaria a ninguém, mas que pela última vez e somente para ele, que ela se transformasse. A noiva, assustada, negou o pedido, mas não conseguiu convencê-lo do contrário, acabou sucumbindo ao pedido, no entanto, deixou bem claro quanto todo o processo, todo o cuidado necessário, pois um passo não seguido acarretaria em algum desastre. Ele, afoito, disse que sim com a cabeça. Pegou um balde com água e derramou sobre a noiva.
Alucinado, se jogou sobre a árvore e arrancou cada uma das flores, depois de muito tempo lembrou de que deveria desfazer o feitiço. Assim que a água passou pelas raízes, pulou de susto, não conseguiu conter seu desespero, sua noiva estava sem pés, braços, olhos, ouvidos e boca.
Não sabendo o que fazer, correu para fora da casa, correu, correu, parou ao verificar que estava perdido próximo a uma cachoeira com uma gruta, onde entrou e ficou lá… Anos se passaram, sua barba já se arrastava pelo chão tocando as pedras úmidas da cachoeira, seus cabelos brancos se confundiam com a barba. Refletiu e chegou a conclusão de que estava na hora de retornar, saber o que aconteceu depois desses anos todos, se a magia havia passado…
Ao chegar em sua antiga casa não havia mais nada da suntuosidade de outrora, partiu para casa da irmã de sua noiva, perguntou por ela, estava a mesma, sem os membros, ouvidos e boca. A irmã mais velha o aconselhou a jogar novamente um balde de água por sobre a outra e que dessa vez ele juntasse cada parte da árvore em seu devido lugar, colar todas as partes em seus devidos lugares, amarrar os galhos quebrados, colar as folhas… Foi o que fez.
Quando terminou pode ver o belo trabalho que foi feito, era uma nova árvore. Jogou novamente o balde com água e viu a transformação, lágrimas escorriam pelos seus olhos fatigados, maltratados por tantos anos de reclusão em uma gruta escura. A irmã mais nova retornou da magia mais linda do que antes, de uma beleza inigualável.

http://atorbrincante.wordpress.com/2009/03/30/arvore-florida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!!!