quinta-feira, 24 de março de 2011

Resumo Métodos de Alfabetização (Ceale)


MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

                Num sentido mais amplo, método se refere a um caminho para se chegar a um fim. No caso específico da alfabetização, método se relaciona ao ensino inicial e sistemático da escrita. Historicamente, os métodos de alfabetização são agrupados em duas grandes tendências: sintéticos e analíticos.
                Os sintéticos vão das partes para o todo. Na história desses métodos, elegeram-se princípios organizativos diferenciados que privilegiam as correspondências fonográficas e  o princípio da decifração, que busca exercitar a relação entre o que se fala e sua representação na escrita. Essa tendência compreende três métodos: o alfabético (cuja unidade de sistematização é a letra); o fônico (cuja unidade de observação é o fonema); e o silábico (cuja unidade é a sílaba, segmento fonológico mais facilmente pronunciável). A disputa entre as unidades de análise deu o tom das primeiras disputas metodológicas em torno dessa tendência.
                Os métodos analíticos caminham do todo para as partes e procuram romper radicalmente com o princípio da decifração. São mais conhecidos os métodos global de contos, de sentenciação e de palavração. Essa tendência defende o sentido na alfabetização, busca, dessa forma, atuar na compreensão e entende que a língua escrita deve ser ensinada à criança, respeitando sua percepção global dos fenômenos e da própria linguagem. A unidade de análise é a palavra, a frase e o texto. Esses métodos supõem que, baseando-se no reconhecimento global como estratégia inicial, os aprendizes podem realizar, posteriormente, um processo de análise de unidades menores da língua, necessários para a decifração.
                Na aplicação dos métodos, verifica-se que alguns professores ou autores conjugam mais de um princípio, somando estratégias de uma mesma tendência pela variação de unidades de sistematização do sistema alfabético/ortográfico ou conjugando pressupostos das duas grandes vertentes: a sintética e a analítica. São os denominados métodos ecléticos.

ISABEL FRADE – Professora da Faculdade de Educação da UFMG, pesquisadora do Ceale e editora pedagógica o jornal Letra A.

Um comentário:

  1. OLA! boa tarde
    Estou encantada com esse material,sou pedagoga, com titulo de especialista em pedagogia do movimento na infância(UFRN), tambèm sou alfabetizadora, trabalho com criânças entre 5 e 6 anos. Gosto de estudar, de fazer leituras diversas, de acordo com o que explica o texto aquilo que è analìtico, parte do global para entender as partes, rompendo com o principio da decifração, o sintético das partes para o todo, sabemos que as crianças aprendem do mais simples para o mais complexo e esse texto está simplesmente maravilhoso.
    obrigada! flaivete-santos@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!!