quarta-feira, 1 de junho de 2011

A avaliação Interna e Externa: uma relação complementar


Avaliar é refletir sobre uma determinada realidade, visto que os dados e informações gerados pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz a uma tomada de decisão.

No âmbito da escola, ocorrem dois processos de avaliação muito importantes, os quais se complementam: a avaliação interna, realizada pelo professor, voltada para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e a avaliação externa, que avalia o desempenho de um conjunto de estudantes agrupados por escola ou por sistemas.

Em sala de aula, a fim de avaliar o processo de aprendizagem de seus estudantes, tomados individualmente, os professores podem e devem utilizar diversos instrumentos como, por exemplo, trabalhos em grupo ou individuais, testes ou provas, com questões de múltipla escolha ou questões abertas, dramatizações, observação, relatórios. Esses instrumentos apresentam características diferentes, mas têm em comum o fato de que, por meio deles, é possível avaliar a particularidade sobre o progresso de cada estudante e, ao final do ano, atribuir-lhes uma nota que varia de 0 a 100 pontos.

As avaliações em larga escala, de natureza externa, utilizam, mais freqüentemente, testes compostos por itens de múltipla escolha por meio dos quais apenas uma habilidade é avaliada.

No âmbito escolar, a avaliação externa fornece informações para que gestores da escola e professores possam realizar um diagnóstico nas áreas em que atuam e planejar ações educativas mais eficientes.

No âmbito da gestão do sistema, a partir dos resultados, governantes e gestores passam a ter dados que os orientarão tanto no redirecionamento de trajetórias quanto no planejamento de ações mais específicas.

Na avaliação em larga escala, apesar de os resultados poderem ser dados individualmente, seu foco é todo o sistema educacional avaliado: a turma, a escola, a regional, o estado.

A importância da avaliação externa hoje:

  • Distância ou a diferença entre o que a escola tradicionalmente ensina e como ensina, e o que as mudanças sociais exigem que ela ensine (a sociedade muda mais depressa que a escola, a clientela mudou);
  • A distância entre aquilo a que já chegaram os conhecimentos científicos e o que a escola continua a ensinar;
  • Evidenciar às escolas e  ao sistema que competências e habilidades os alunos deveriam ter, ao final de determinado período de escolarização e, em decorrência, que conhecimentos, que habilidades as escolas deveriam estar desenvolvendo;
  •  Identificar níveis de aprendizagem dos alunos;
  •  Mostrar os objetivos a perseguir, o padrão pelo qual se orientar;



A Prova Brasil e o SAEB são dois exames complementares que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica.
 
O SAEB acontece a cada dois anos, para uma amostra representativa de alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas, localizadas em áreas urbanas e rurais.

A Prova Brasil também acontece a cada dois anos, mas avalia todos os alunos de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, da rede pública, localizadas em área urbana.

O ENEM é um exame individual de caráter voluntário, oferecido aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.

O órgão responsável de disponibilizar os resultados da Prova Brasil, SAEB, ENEM é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, através do site:
www.inep.gov.br.

Provinha Brasil

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental (todos os alunos da rede pública de ensino). A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A Provinha Brasil pode ajudar na melhoria da qualidade da educação na medida em que contribui para que o professor identifique possíveis dificuldades na aprendizagem dos alunos e, assim, planeje ações para superá-las. Por meio da aplicação, correção e análise das respostas, é possível saber quais aspectos priorizar e a quais assuntos dedicar mais atenção no decorrer das aulas.
Com os resultados, também é possível incrementar o planejamento do currículo das redes de ensino e os programas de formação continuada dos professores que trabalham com alfabetização, além de possibilitar intervenções pedagógicas em tempo oportuno.
A Provinha Brasil diferencia-se das demais avaliações realizadas no País pelo fato de fornecer respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola, reforçando a sua finalidade de ser um instrumento pedagógico sem fins classificatórios.

Os resultados da Provinha Brasil não são utilizados diretamente na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. O desejável é que ela seja utilizada com o intuito de orientar as ações políticas e pedagógicas que poderão, em conjunto com outras iniciativas, melhorar as práticas pedagógicas e, consequentemente, o Ideb de estados e municípios a médio e longo prazos.

AVALIAÇÕES ESTADUAIS E MUNICIPAIS

SIMAVE

O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, SIMAVE. Criado em 2000.
A partir de 2003, o SIMAVE foi aperfeiçoado e ampliado. Desde a instalação do sistema, avaliações anuais são realizadas em Minas Gerais, verificando o desempenho de alunos das redes Estadual e Municipal de ensino.
Escolas das redes Estadual e Municipal de Minas Gerais participam do SIMAVE. Dessa forma, alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental bem como os do 3º ano do Ensino Médio são avaliados. Três diferentes programas compõem o SIMAVE: o PROALFA, o PROEB e o PAAE.
PROALFA
O Programa de Avaliação da Alfabetização, PROALFA, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos do 3º ano e 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública e indica intervenções necessárias para a correção dos problemas encontrados.
PROEB
O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica, PROEB, é um programa de avaliação da educação básica que tem por objetivo avaliar as escolas da Rede Pública, no que concerne às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Não se trata, portanto, de avaliar individualmente o aluno, o professor ou o especialista. O PROEB avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O SIMAVE-PROEB é realizado desde 2000.
PAAE
O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar, PAAE, é formado por um sistema informatizado de geração de provas e emissão de relatórios de desempenho por turma. Esse programa fornece dados diagnósticos para subsidiar o planejamento do ensino e suas intervenções pedagógicas.





Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
 O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

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