segunda-feira, 4 de abril de 2011

ATIVIDADES QUADRO 2

Fonte: atividades formuladas por Sulamita Nagem e Avani Xavier CEALE/FAE/UFMG (algumas atividades foram adaptadas).

EIXO: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

Quais são as capacidades desenvolvidas em cada uma das atividades abaixo?

1 – Não confunda!

SAPATO FURADO                         COM                .................................... ARRUMADO
                                      


2 – Ligue as palavras aos desenhos e complete a rima:
ANA                        COM                        ___________________________________
MARIA                    COM                        ___________________________________
FACA                      COM                       ___________________________________
BODE                      COM                       ___________________________________

                                                                         
BANANA                             BACIA                                POTE                                         VACA


3 – a) Observe as palavras do quadro. Ouça a leitura delas pelo professor.
TAÇA                         TRAÇA
      b) O que mudou nas sílabas das palavras?

4 – a) Leia as palavras com a ajuda do professor.
TRABALHO          ATRAPALHAR         GUITARRA           ESTRAGO     UNTAR         ESTRADA
      b) Trace uma linha em volta das palavras que têm a sílaba TRA.
5 – Tire o R das palavras para formar outras. Escreva as novas palavras nas linhas.
TRAÇA – _________________________________________
FRACA – _________________________________________
PRATO – _________________________________________
GRATO - _________________________________________
6 – Coloque R em cada palavra e forme outra. Leia os pares de palavras.
BOTA – __________________________________________
CAVO – __________________________________________
FITA – ___________________________________________
TOCA – __________________________________________
7) Circule o que é igual em cada grupo de palavras:
ESTRANHO
BANHO
BONITO
CABRITO
ELEFANTE
ELEGANTE
SAFADO
TELHADO
SINGELO
CHINELO
CARETA
CARECA
PIOLHO
COELHO
MALUCO
CUCO


8) Circule a letra diferente em cada grupo de palavras.
ELEFANTE
ELEGANTE
CUCO
CACO
CANETA
CANECA


9) Descubra novas palavras mudando apenas a primeira letra:
B
O
L
A





















10) Descubra novas palavras mudando apenas as consoantes:
F
A
C
A






















11) Quantas palavras diferentes podemos encontrar dentro da palavra que está no quadro a seguir.
D
E
S
C
O
L
A
R


























































12) LEIA AS DICAS E DESCUBRA AS NOVAS PALAVRAS:
MUDE APENAS UMA LETRA
DICAS
T
O
C
A
R
O QUE O MÚSICO GOSTA DE FAZER COM SEU INSTRUMENTO.





BEBER





O QUE SE FAZ COM O PELO DO CACHORRO


Fonte: Educação Infantil, vol. 2 (com adaptações para o ciclo de alfabetização).
13) OBSERVE AS FIGURAS. QUATRO CRIANÇAS, DURANTE UM DITADO, PRODUZIRAM ESSAS ESCRITAS. CIRCULE A ESCRITA CORRETA:
 IUIO – PRLT – PIRULITO - PIRLTO
IOE – PICLE – PCE – PICOLÉ
AA – BL – BAA – BALA
15)

DESEMBARALHE AS LETRAS E DESCUBRA OS NOMES DOS PERSONAGENS QUE APARECEM EM CONTOS DE FADA:

D F A A           A U B R X          R N A C E I P S

16)

LEIA O POEMA E MARQUE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM “DIFERENTES”:
Pessoas são diferentes
                                                            Ruth Rocha
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

ORTOGRAFIA
Fonte: TONELI, Neiva Costa. Apêndice da dissertação de mestrado: A construção do sistema ortográfico: uma análise das variações de escrita em pontos de instabilidade silábica. Belo Horizonte, FALE/UFMG, 1998.
17-  Escrita alfabética com correspondência trocada por semelhança de traçado (levar os alunos a perceberem as variações de traçado entre uma letra e outra)
18-  Escrita Alfabética com correspondência trocada pela mudança de sons (recomenda-se o trabalho com pares mínimos de palavras: faca/vaca; pule/bule; chá/já etc. O objetivo é levar o aluno a perceber que mudando o fonema, muda, também o significado):
19-  Completar com as palavras dos parênteses:
a)     A menina ________________ chegou para tomar ____________.  (chá/ já)
b)    Lúcia pede a sua mãe que ______________ arrancar o seu ____________. (dente/tente)
c)     O _________________ de café quebrou. (bule/pule)
d)    O _________________ da vizinha é peludo. (cato/gato).

20-  Completar com C e G:
                            _____ ola
Tri_____ o
_____ orro
Man ___ a
____ osta
Bre___a
                            _____ ola
Tri_____ ô
_____ orro
Man ___ a
____ osta
Bre___a




21-  JOGO DA ATENÇÃO!
Falar várias palavras com P e B
1-     Bater uma palma quando ouvirem palavras com P.
2-     Bater duas palmas quando ouvirem palavras com B.
Usar o mesmo exercício para (F/V; D/T; G/Q/C etc.)
22-   - Violações das regras invariantes que controlam a representação de alguns sons (inicialmente, o professor apresentará lista de palavras que proporcionarão a dedução da regra; em seguida, os alunos deverão verbalizá-la e escrevê-la em um caderno destinado especialmente ao trabalho com a ortografia; finalmente, a regra será escrita em um painel maior e afixada num painel da sala, sob o título: REGRAS ORTOGRÁFICAS QUE JÁ CONHECEMOS; abaixo de cada regra, os alunos poderão colar palavras retiradas de jornais ou revistas que se enquadrem nelas. O trabalho com as regras já deduzidas deverá ser constante e a cada dúvida dos alunos o professor deverá retornar à regra no painel.)
Oficina do R, RR
Oficina do S, Ç, SS, Z
Oficina do X, CH
Oficina do C, QU
Oficina do G, GU
Oficina do AM, ÃO no final das palavras
Oficina da Nasalização
Todas essas oficinas devem ser feitas antes pelo professor.
Devem-se usar apenas palavras encontradas em revistas, jornais, folhetos etc.
Depois de realizar a oficina, tirar as dúvidas, verbalizar as regras, sistematize com atividades.


 Exemplo de exercício para percepção de nasalização no meio das palavras.
23-  Encontre um par:
1ª COLUNA
2ª COLUNA
MUDO


BOMBA

TAMPA
TUBA


SOMBRA
RAPA


24- 
RETIRE UMA LETRA DE CADA PALAVRA E FORME NOVAS PALAVRAS:
GRANDE: _____________________
MUNDO: ______________________
VENTA:_______________________
TRONCO:_____________________
NUNCA:______________________
QUE LETRA VOCÊ RETIROU? ______________________________________________
QUAL A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE AS PALAVRAS DA 1ª E DA 2ª COLUNA?

25-  Violações da relação entre os sons e os grafemas por interferência das características estruturais do dialeto do aprendiz.
NÓS FALAMOS ASSIM
ESCREVEMOS ASSIM
OS MENINU

OS OVU

SEUS NINHU

AS BORBOLETA



26-BRINCADEIRA DE FALA/ESCRITA
1 – Organizar a turma em grupos.
2 – Distribuir para cada grupo uma ficha contendo uma palavra com ditongo, escrita de maneira como se fala.
PEXE
ORU
CADERA
FALO
FAXA
ACABÔ
CAXA
AMEXA

3 – Após a análise da palavra, o grupo escreverá em outra ficha a forma dicionarizada da palavra, colocando-a no lugar adequado.
ASSIM SE FALA
ASSIM SE ESCREVE










27-  Violação na escrita de sequências de palavras - escrita segmentada (usar de preferência as variações encontradas nos textos dos alunos).
ASSIM SE FALA
ASSIM SE ESCREVE
MILEVA

TOCUMFOME

APARTIR

DIRREPENTE



28-  UM BILHETE MEIO ESTRANHO
O PEDRINHO, UM SOBRINHO MEU, ESCREVEU-ME UM BILHETE “MEIO ESTRANHO”:
TIACARMEM,
HOJEEUVOUASSUACASAPARAJOGARFUTEBOL
COMOOSMEUSPRIMOSFAÇAPORFAVORAUELE
BOLODECHOCOLATEQUEEUEGOSTOTANTOTABOM
OBRIGADOUMBEIJO
PEDRINHO

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