Fonte: atividades formuladas por Sulamita Nagem e Avani Xavier CEALE/FAE/UFMG (algumas atividades foram adaptadas).
EIXO: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
Quais são as capacidades desenvolvidas em cada uma das atividades abaixo?
1 – Não confunda!
SAPATO FURADO COM .................................... ARRUMADO
2 – Ligue as palavras aos desenhos e complete a rima:
ANA COM ___________________________________
MARIA COM ___________________________________
FACA COM ___________________________________
BODE COM ___________________________________
BANANA BACIA POTE VACA |
3 – a) Observe as palavras do quadro. Ouça a leitura delas pelo professor.
b) O que mudou nas sílabas das palavras?
4 – a) Leia as palavras com a ajuda do professor.
TRABALHO ATRAPALHAR GUITARRA ESTRAGO UNTAR ESTRADA
b) Trace uma linha em volta das palavras que têm a sílaba TRA.
5 – Tire o R das palavras para formar outras. Escreva as novas palavras nas linhas.
TRAÇA – _________________________________________
FRACA – _________________________________________
PRATO – _________________________________________
GRATO - _________________________________________
6 – Coloque R em cada palavra e forme outra. Leia os pares de palavras.
BOTA – __________________________________________
CAVO – __________________________________________
FITA – ___________________________________________
TOCA – __________________________________________
7) Circule o que é igual em cada grupo de palavras:
ESTRANHO BANHO | BONITO CABRITO | ELEFANTE ELEGANTE | SAFADO TELHADO |
SINGELO CHINELO | CARETA CARECA | PIOLHO COELHO | MALUCO CUCO |
8) Circule a letra diferente em cada grupo de palavras.
ELEFANTE ELEGANTE | CUCO CACO | CANETA CANECA |
9) Descubra novas palavras mudando apenas a primeira letra:
B | O | L | A |
10) Descubra novas palavras mudando apenas as consoantes:
F | A | C | A |
11) Quantas palavras diferentes podemos encontrar dentro da palavra que está no quadro a seguir.
D | E | S | C | O | L | A | R |
12) LEIA AS DICAS E DESCUBRA AS NOVAS PALAVRAS:
MUDE APENAS UMA LETRA | DICAS | ||||
T | O | C | A | R | O QUE O MÚSICO GOSTA DE FAZER COM SEU INSTRUMENTO. |
BEBER | |||||
O QUE SE FAZ COM O PELO DO CACHORRO |
Fonte: Educação Infantil, vol. 2 (com adaptações para o ciclo de alfabetização).
13) OBSERVE AS FIGURAS. QUATRO CRIANÇAS, DURANTE UM DITADO, PRODUZIRAM ESSAS ESCRITAS. CIRCULE A ESCRITA CORRETA:
15)
DESEMBARALHE AS LETRAS E DESCUBRA OS NOMES DOS PERSONAGENS QUE APARECEM EM CONTOS DE FADA:
16)
LEIA O POEMA E MARQUE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM “DIFERENTES”:
Pessoas são diferentes
Ruth Rocha
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...
Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!
Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.
Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.
Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.
Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!
ORTOGRAFIA
Fonte: TONELI, Neiva Costa. Apêndice da dissertação de mestrado: A construção do sistema ortográfico: uma análise das variações de escrita em pontos de instabilidade silábica. Belo Horizonte, FALE/UFMG, 1998.
17- Escrita alfabética com correspondência trocada por semelhança de traçado (levar os alunos a perceberem as variações de traçado entre uma letra e outra)
18- Escrita Alfabética com correspondência trocada pela mudança de sons (recomenda-se o trabalho com pares mínimos de palavras: faca/vaca; pule/bule; chá/já etc. O objetivo é levar o aluno a perceber que mudando o fonema, muda, também o significado):
19- Completar com as palavras dos parênteses:
a) A menina ________________ chegou para tomar ____________. (chá/ já)
b) Lúcia pede a sua mãe que ______________ arrancar o seu ____________. (dente/tente)
c) O _________________ de café quebrou. (bule/pule)
d) O _________________ da vizinha é peludo. (cato/gato).
20- Completar com C e G:
_____ ola Tri_____ o _____ orro Man ___ a ____ osta Bre___a | _____ ola Tri_____ ô _____ orro Man ___ a ____ osta Bre___a |
21- JOGO DA ATENÇÃO!
Falar várias palavras com P e B
1- Bater uma palma quando ouvirem palavras com P.
2- Bater duas palmas quando ouvirem palavras com B.
Usar o mesmo exercício para (F/V; D/T; G/Q/C etc.)
22- - Violações das regras invariantes que controlam a representação de alguns sons (inicialmente, o professor apresentará lista de palavras que proporcionarão a dedução da regra; em seguida, os alunos deverão verbalizá-la e escrevê-la em um caderno destinado especialmente ao trabalho com a ortografia; finalmente, a regra será escrita em um painel maior e afixada num painel da sala, sob o título: REGRAS ORTOGRÁFICAS QUE JÁ CONHECEMOS; abaixo de cada regra, os alunos poderão colar palavras retiradas de jornais ou revistas que se enquadrem nelas. O trabalho com as regras já deduzidas deverá ser constante e a cada dúvida dos alunos o professor deverá retornar à regra no painel.)
Oficina do R, RR Oficina do S, Ç, SS, Z Oficina do X, CH Oficina do C, QU Oficina do G, GU Oficina do AM, ÃO no final das palavras Oficina da Nasalização | Todas essas oficinas devem ser feitas antes pelo professor. Devem-se usar apenas palavras encontradas em revistas, jornais, folhetos etc. Depois de realizar a oficina, tirar as dúvidas, verbalizar as regras, sistematize com atividades. |
Exemplo de exercício para percepção de nasalização no meio das palavras.
23- Encontre um par:
1ª COLUNA | 2ª COLUNA |
MUDO | |
BOMBA | |
TAMPA | |
TUBA | |
SOMBRA | |
RAPA |
24-
RETIRE UMA LETRA DE CADA PALAVRA E FORME NOVAS PALAVRAS:
GRANDE: _____________________
MUNDO: ______________________
VENTA:_______________________
TRONCO:_____________________
NUNCA:______________________
QUE LETRA VOCÊ RETIROU? ______________________________________________
QUAL A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE AS PALAVRAS DA 1ª E DA 2ª COLUNA?
25- Violações da relação entre os sons e os grafemas por interferência das características estruturais do dialeto do aprendiz.
NÓS FALAMOS ASSIM | ESCREVEMOS ASSIM |
OS MENINU | |
OS OVU | |
SEUS NINHU | |
AS BORBOLETA |
26-BRINCADEIRA DE FALA/ESCRITA
1 – Organizar a turma em grupos.
2 – Distribuir para cada grupo uma ficha contendo uma palavra com ditongo, escrita de maneira como se fala.
PEXE | ORU | CADERA | FALO |
FAXA | ACABÔ | CAXA | AMEXA |
3 – Após a análise da palavra, o grupo escreverá em outra ficha a forma dicionarizada da palavra, colocando-a no lugar adequado.
ASSIM SE FALA | ASSIM SE ESCREVE |
27- Violação na escrita de sequências de palavras - escrita segmentada (usar de preferência as variações encontradas nos textos dos alunos).
ASSIM SE FALA | ASSIM SE ESCREVE |
MILEVA | |
TOCUMFOME | |
APARTIR | |
DIRREPENTE |
28- UM BILHETE MEIO ESTRANHO
O PEDRINHO, UM SOBRINHO MEU, ESCREVEU-ME UM BILHETE “MEIO ESTRANHO”:
TIACARMEM,
HOJEEUVOUASSUACASAPARAJOGARFUTEBOL
COMOOSMEUSPRIMOSFAÇAPORFAVORAUELE
BOLODECHOCOLATEQUEEUEGOSTOTANTOTABOM
OBRIGADOUMBEIJO
PEDRINHO
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